Cinema #1
Quando digo que estou a estudar cinema as pessoas perguntam-me se quero ser actriz, apresentadora de TV, a resposta é sempre a mesma: não, não quero estar na frente de câmaras, quero estar atrás. E é ai que ouço: AH queres ser realizadora! Não pessoas, não quero ser realizadora, tirar cinema não quer dizer que, obrigatoriamente, vá estudar para ser realizadora ou produtora, que vá ter um desses postos. Este curso abre todo um mundo de novos cargos na área de cinema e televisão. Aprendo para ser câmara, ser produtora, aprendo técnicas de iluminação, posso até seguir na área de som, anotadora, mil e um outros cargos. Muitos entram a achar que querem um cargo e lá dentro descobrem os encantos de outros cargos e acabam a mudar ao longo dos anos.
Seguem aqui algumas perguntas que me fazem quando falo do meu curso:
Foi isso que sempre quiseste?!
Não. Nunca tive nenhum sonho com isso. I mean, gostava de gravar coisas, editar vídeos, mas nada para a vida.
Como conheceste o curso?
Fui acompanhar uma amiga minha à faculdade para ela ir ver coisas sobre o curso e fiquei interessada, e acabei por me candidatar.
É caro?
É, se tiverem oportunidade de começar a poupar algum dinheiro, era perfeito, se dinheiro não for um problema, podem ir juntando para os trabalhos, pois fora as propinas ainda pagamos do nosso bolso tudo o que seja preciso de custos de produção.
Queres ser realizadora?
Não, quero ser câmara.
Tens acesso a material para filmar?
Sim, a faculdade fornece-nos tudo.
Tem estágio?
Sim, é obrigatório, se não o arranjarmos nós, a faculdade arranja.
Já pensaste em desistir?
Já ahahah, mas quem não? O curso chega a ser cansativo.
É fácil?
Não, exige muito de nós, física e mentalmente
Tens trabalhos para se ver?
Sim, mas só alguns.
Arranjas trabalhos para actores amadores?
Por norma, sim, precisamos de actores, mas não podemos pagar pois não temos meios para tal. E no futuro, não podemos por cunhas.
Se alguém tiver mais duvidas, que comente que eu tento responder. Deixem sugestões!
Comentários
Enviar um comentário